Técnica de Respiração para Lutas

Respirar

Respiração diferente para movimentos diferentes

Respirar dá energia a todos os movimentos. Movimentos lentos e longos irão precisar de respiração lenta e longa. Movimentos rápidos e súbitos irão precisar de respiração curta e súbita. Assim como o seu tipo de movimento muda, o seu tipo de respiração também deve mudar. Aprender como respirar em uma luta exige que você aprenda a respirar de maneiras diferentes, e não de apenas uma maneira.

É estranho respirar devagar enquanto você se move rápido, assim como respirar rápido enquanto você se move devagar. Tente lançar um golpe enquanto você expira o ar lentamente… notou como seu golpe força o ar para fora? Isto acontece porque a contração de seus músculos e sua taxa de respiração naturalmente trabalham juntas.

Técnica de Respiração Lenta para Movimentos Lentos

Respirar devagar é ótimo para te revitalizar. Acalma a mente, permite que você descanse, desenvolva estratégias, e guarde mais energia. Você deve respirar devagar sempre que estiver se movendo pelo ringue, e entre os rounds, ou fora do alcance de seu oponente. (Praticamente a qualquer momento que você não esteja lançando golpes ou se esquivando rapidamente.)

Como respirar devagar?

Inspire vagarosamente pelo nariz
Expire vagarosamente pelo nariz
Respirar pelo nariz é o mais profundo e efetivo meio de respirar. Desta forma o ar é inspirado bem fundo no estômago e dá ao corpo mais oxigênio que a respiração com a boca aberta que apenas envia o ar para seu peito.

Respire devagar para relaxar

Respirar devagar não deve ser uma brincadeira de segurar sua respiração ou inspirar/expirar eternamente. Respire tão lento quanto seja necessário para relaxar; nada mais. Os melhores (e mais relaxados) lutadores tem a respiração incrivelmente calma. Eles são capazes de respirar devagar até mesmo quando estão dançando pelo ringue, mesmo quando estão bloqueando ou esquivando de golpes. Isto permite a eles que guardem o ar para explosões repentinas de energia quando eles lançam golpes. Se você é um iniciante: você provavelmente não será capaz de respirar lentamente enquanto defende, pelo menos não por enquanto.

Técnica de Respiração Rápida para Movimentos Rápidos

Respirar rapidamente é perfeito para movimentos explosivos e rápidos como golpear, defender, esquivar, trabalho de pernas rápido. A respiração rápida dá a seu corpo aquela rápida carga de energia necessária para lançar uma súbita explosão de energia. Quando feito de forma excessiva ou incorreta (MUITO COMUM), respirar rapidamente te deixa cansado e sem fôlego.

Como respirar rapidamente

Inspire lentamente pelo nariz (PREFERIVELMENTE), ou rapidamente pelo nariz (OK), ou pela boca (POUCO RECOMENDÁVEL)
Expire rapidamente pela boca em sopros curtos (um sopro para cada movimento rápido – golpe, esquiva, corrida, etc)
Inspirar lentamente é melhor para ganhar mais ar e se manter relaxado, mas mas existem situações onde você irá precisar inspirar pela boca para conseguir ar rapidamente (como durante as trocações de golpes). Tente inspirar sem abrir sua boca (risco de quebrar o queixo se golpeado) e tente inspirar bem fundo do estômago ao invés de inspirar no seu peito (muito superficial e com pouca absorção de oxigênio). Ar expirado do estômago te dará mais força do que o ar expirado do seu peito.

A diferença entre respiração rápida e respiração lenta

A dica principal de respiração é entender que respirar rapidamente significa apenas expirar rapidamente. Respirar rápido NÃO SIGNIFICA um ciclo rápido de ar. Muitos iniciantes ficam cansados rapidamente quando eles se movem rápido porque eles ainda estão usando a técnica de respiração lenta, exceto que estão fazendo isso rápido. Respirar rápido (inspirar rapidamente, expirar rapidamente) apenas te deixará sem fôlego, hiperventilado e cansado rapidamente.

O objetivo de respirar rápido ainda é respirar DEVAGAR, inspirando LENTAMENTE e expirando RAPIDAMENTE. Provavelmente eu confundi a maioria de vocês agora né? Bem, vamos lá…

Aqui está o truque para respirar com explosão

VOCÊ RESPIRA LENTAMENTE, enquanto expira rapidamente, cortando constantemente a expiração. Você já ouviu o som que os lutadores fazem quando estão lançando golpes? (O som de *psst!* ou *psshb!*.) Aquele som é feito não porque eles estão expirando todo o ar rapidamente, mas porque eles estão fechando o fluxo de ar durante a expiração. Imagine que você irá espirrar mas cobre seu rosto assim que o som está para sair, irá ocorrer uma pequena explosão de ar em suas narinas/boca.

Esta pequena explosão de ar permite movimentos explosivos incrivelmente fortes! O truque não é usar o máximo possível de ar, mas expirar o mínimo possível. Isto mostra o porque expirações pela boca são perfeitas para “respirar rápido”, porque você pode ficar bloqueando o fluxo de ar com seus lábios ou dentro de sua garganta para expirar apenas um pouco por vez.

Mais uma vez, “respirar rápido” não significa: INSPIRA-EXPIRA-INSPIRA-EXPIRA.
É mais como: INSPIRA-expiraexpiraexpiraexpira-INSPIRA-expiraexpiraexpiraexpira. O “expira” são pequenos sopros rápidos.
Se você está expirando pelo nariz, você terá que usar os músculos dentro do seu nariz para parar a expiração e mesmo assim um monte de ar irá escapar. Exalar pelo nariz só me possibilita realizar 10 sopros (10 movimentos explosivos) enquanto que expirar pela boca pode facilmente me dar 20-30 expirações (20-30 movimentos explosivos) antes de eu ter que inspirar novamente.

No caso de você estar se perguntando como cortar a saída de ar pela boca, existem 2 opções: uma é fechando os lábios (não tão efetivo), a outra é fechando a garganta. Você pode encontrar o músculo certo da garganta dizendo “AHHHHHHH” e então parando e começando novamente. O músculo na sua garganta que te ajuda a começar/parar este som é o mesmo que você usa para parar a expiração. Este é o motivo pelo qual você pode notar que alguns pugilistas soltam um “AGHH!” ou “EEESH!” quando lançam golpes.

 

Como Praticar a Respiração

O objetivo final na prática da respiração é relaxar seu corpo e permitir que ele se mova naturalmente. Não significa forçar seu corpo a respirar mais devagar ou mais rápido; significa dar ao seu corpo tanto oxigênio quanto necessário. Você não deve pensar sobre “a respiração perfeita”.

O propósito da prática da respiração é se acostumar a lutar sem deixar que influências externas (nervosismo, pressão do oponente, etc) afetem sua respiração. De certo modo, seu ritmo de luta é na verdade seu ritmo de respiração. Se você está lutando no seu ritmo, você se sentirá confortável, capaz de golpear e defender e se mover da forma que quiser enquanto usa pouca energia. Se você está lutando no ritmo do seu oponente, você se sentirá como se sempre estivesse sendo forçado a atacar e defender quando não está pronto (quando você não é capaz de respirar).
Praticando a Respiração Lenta

A melhor maneira de praticar a respiração lenta é fazer movimentos rápidos (não explosivos) enquanto respira lentamente. Pular corda é um exercício perfeito. Se você se acostumar a respirar devagar enquanto pula corda, você se sairá muito bem no ringue. De fato, esta é uma das razões pela qual eu recomendo que todo mundo pule corda. Outro exercício que eu recomendo para iniciantes é se mover pelo ringue enquanto um parceiro lança vários golpes leves e rápidos em seus cotovelos. Iniciantes irão perceber rapidamente que eles facilmente entram em pânico quando eles estão com um oponente vivo. (Isto é o motivo de iniciantes se saírem tão bem com o saco de pancadas mas ficarem tão cansados nos sparrings!)

A respiração pelo nariz coloca o oxigênio bem lá dentro de você e realmente relaxa seu corpo. Acostume-se a respirar pelo nariz lenta e profundamente sempre que possível. Mesmo durante seu dia normal, fora do boxe, respire pelo nariz em todo lugar – na escola, no escritório, durante as corridas matinais.
Praticando a Respiração Rápida

A respiração rápida pode ser praticada facilmente através de combinações de movimentos rápidos. Isto pode ser feito lançando combinações no saco de pancadas ou com movimentos rápidos e explosivos fazendo sombra. Um sopro rápido para cada movimento rápido. Seu objetivo é se acostumar a respirar rápido expirando apenas a quantidade suficiente de ar para cada movimento efetivo. É muito fácil ficar sem fôlego quando você está expirando rapidamente! Você sabe que está fazendo da forma errada se você continuar ficando cansado (ou talvez você tenha técnica/condicionamento pobres).

Quanto mais rápido e forte você respira, mais fácil você ficará cansado!

Uma outra ótima dica para praticar sua respiração é treinar com seu protetor bucal. Muitos treinadores dizem para seus lutadores para correr com um protetor bucal e golpear o saco de pancadas com protetor bucal, dessa forma você se acostuma a sempre respirar pelo seu protetor bucal. Em certo ponto o protetor bucal para treinos não será mais necessário, uma vez que você saiba como respirar de maneira correta. Depois disso o protetor bucal fará com que você queira inspirar pelo seu nariz e expirar curto e rapidamente pela sua boca (e o protetor bucal é perfeito para bloquear o ar expirado).

Bons Treino,

Coach Fagner Lao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solucione o problema abaixo para enviar o seu comentário: *