Exercícios Para Velocidade das Mãos

velocidade

Sei que o objetivo é velocidade, mas não treine com pressa. O fator mais importante para ter velocidade é o relaxamento. O relaxamento é inicialmente um estado mental, que se torna posteriormente uma realidade física. Mantenha sua mente limpa e não se concentre muito em apenas uma coisa.

Relaxe! Relaxe! Relaxe!

Ao invés de complementar a velocidade com força e precisão, concentre-se no seu equilíbrio e coordenação. Muitos iniciantes tentam colocar força nos seus movimentos, mas isso apenas os deixa mais lentos e faz com que eles telegrafem os golpes. Não telegrafe seus golpes, nem tente concentrar-se muito para atingir um alvo. Ao invés disso, deixe o braço se movimentar, tente somente manter sua base encaixada e deixe que seu corpo se movimente junto com a velocidade de suas mãos.

Respiração Explosiva & Relaxada = Movimento Explosivo & Relaxado

Sombra (Treinamento Puro de Velocidade)

O treino de Sombra é tudo! Esse exercício básico permite que você treine todas as técnicas e não desgaste suas juntas ou force demais seu corpo. Esse exercício, muitas vezes subestimado, pode ajudar você a treinar praticamente qualquer recurso do boxe, trabalho de pernas, equilíbrio, força, coordenação, técnica, condicionamento, e no nosso caso — VELOCIDADE!

Sombra é provavelmente o exercício mais puro de velocidade. Não há um saco de pancadas que pare seus golpes, não há luvas pesadas nas suas mãos. Você irá golpear apenas com o peso da sua mão no ar. Sem nada que te deixe mais lento, essa é a forma mais rápida que você irá movimentar suas mãos. Você pode lançar suas sequências o mais rápido que puder. Sombra irá desenvolver sua velocidade de raciocínio, a velocidade dos golpes, e a velocidade de recuperação da guarda.

Exercícios Para Sombra:

Comece se movimentando levemente e relaxe o corpo. Não se preocupe muito em manter a guarda alta o tempo todo. Use a técnica adequada, mas não ao ponto de cansar os ombros. O objetivo é manter o corpo todo solto e relaxado quando for treinar sombra visando a velocidade!

Aqui está a numeração que irei utilizar para os golpes:

1 = jab de esquerda
2 = direto de direita
3 = cruzado de esquerda
4 = cruzado de direita / overhand
5 = uppercut de esquerda
6 = uppercut de direita

Jab Básico

1, passo lateral, 1
1, passo para trás, 1
1, passo para frente, 1

Jab Duplo

1-1
1-1 (dois passos para frente)

Jab Triplo

1-1-1

Jab, Direto

1-2
1-1-2
1-2-1
1-2-1-2
1-2-1-1
Cruzado de Esquerda

1-2-3
1-2-3-2
Esquerda-Direita Esquerda-Direita!

1-2-3-2-1
1-2-1-2-3
2-3-2
2-3-2-1
2-3-2-1-2
Sequências Curtas

1-3
1-1-3
1-3-2
1-2-3-3-2
1-3-1-2
1-2-3-1-2
5-6-2
5-1-2-3-2
1-6-2-1-2

Uppercuts

1-6
1-6-3-2
3-6-3-2
1-2-5
1-2-5-2
Sequências Longas (concentre-se na respiração explosiva!)

6-5-6-5-2-3-2
1-2-5-2-3-6-3-2
1-1-2-3-6-3-2
5-2-1-6-3-2-1-2

escolha qualquer uma dessas combinações e misture com outras.

Faça por 3 rounds sem parar. Expire a cada golpe e a cada movimento. Não se preocupe em fazer todas as sequências listadas. Faça somente suas preferidas e treine uma ou duas novas a cada treino. Você NÃO deve ficar cansado. Se você se cansar, está muito tenso. Relaxe um pouco mais os ombros ou talvez diminua sua intensidade um pouco. Se você perder o fôlego golpeando o ar, imagine o que aconteceria no ringue.

Quando você se movimentar durante as sequências, movimente-se com passos CURTOS e RÁPIDOS. Seu passo só precisa ser de alguns centímetros, dessa forma seus pés se movimentarão tão rápidos quanto suas mãos. Se você der passos longos, um dos seus pés poderá estar no ar quando você golpear e assim você estará sem base.

Não se preocupe com a força! Algumas sequências com possuem golpes duplos de esquerda ou de direita podem parecer fracas. Lembre-se, você está treinando sua velocidade, não sua força. Deixe suas mãos fluírem e tente obter um bom ritmo. Faça algumas pequenas pausas entre as sequências e depois retome o ritmo.

Por fim, assista o vídeo abaixo do Manny Pacquiao treinando sombra. O que ele está fazendo é um exemplo perfeito de sombra voltada para velocidade. Respiração explosiva, passos curtos e rápidos, concentração nos golpes rápidos. Ele não se concentra em golpes únicos, mas sim em sequências. E pela 923084723ª vez, RELAXE!

Bons Treinos,

Coach Fagner Lao

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solucione o problema abaixo para enviar o seu comentário: *