Como Recuar Inteligentemente no Combate?

Figura5

Como Recuar Inteligentemente no Combate?

As vezes você não tem opção além de correr. Você está machucado, cansado, cego, ou lesionado e você precisa correr até acabar o round. E por mais que você queira virar e correr para longe, essa é pior coisa que você pode fazer. Correr só vai acabar rapidamente com o pouco espaço e energia que você tem sobrando.

Saber como recuar pode te ajudar a desviar de duzias de socos usando pouca energia e espaço. Feito inteligentemente, não vai apenas te fazer ganhar tempo mas também criar oportunidades para seus contra-golpes.

Faça com que seja difícil para seu oponente tomar seu território
…mesmo quando você não está lutando por ele.
Como desistir do seu território

Saber como recuar é uma habilidade especialmente importante para iniciantes. Vai te ajudar a sobreviver em situações de derrota contra oponentes maiores, mais fortes, ou mais habilidosos. Saber como recuar vai te prevenir de ser atingido quando você não tem nenhuma opção além de correr.

As vezes você está machucado, ou está cansado, ou talvez tenha algo no seu olho, ou seu nariz está entupido e você não consegue respirar. Ou talvez você esteja ganhando e só quer que o tempo acabe. Tem um mar de razões de por que não se envolver. Floyd Mayweather, um dos melhores lutadores do nosso tempo está constantemente usando uso da técnica de recuar. Então por que usar ?

Tem duas dicas, ou melhores, 2 REGRAS para recuar:

REGRA #1 – Não saia do território mais do que o necessário

Saia algumas polegadas para cada soco, ou cada combo
Sair demais gasta muito espaço e energia
Sempre que você quiser desviar de um soco, tudo que você precisa fazer é recuar algumas polegadas. Você não precisa nem fazer isto com os dois pés. Você pode apenas dar um passo para trás ou um passo para o lado com um dos pés e isso será o suficiente. Sem mais preocupações com deslizar ou bloquear, e tudo isso apenas dando um passo para trás ou para o lado. Se você for muito agressivo com uma combinação, um passo ou até alguns passos pode facilmente desviar de toda combinação junta.

O erro mais comum é sair demais do território. Por exemplo, seria dar 2 passos largos quando tudo que ele fez foi dar um jab. Ou correr metade do ringue quando tudo que ele fez foi jogar um 1-2. É uma má ideia porque você está usando muito mais energia que ele está, porque você está movendo seu corpo todo quando ele está apenas estendendo seus braços. O outro problema é que você vai rapidamente ficar sem espaço dessa forma, e dessa forma você não está só cansado mas também sem mais espaço para correr.

Então novamente…

Para preservar seu espaço e energia,
saia apenas algumas polegadas do território.
REGRA #2 – Não use mais posições que necessário

mova sua cabeça, seu corpo, ou seus pés, mas não tudo junto
você tem mais oportunidades de movimento enquanto usar menos espaço
você pode desviar de mais socos se usar menos energia e menos espaço
isso também força seu oponente a usar mais esforço e de se expôr para seus contras
Quando você recua de uma posição, você não simplesmente recua seu corpo inteiro de uma vez. Você pode sair da posição por partes. Por exemplo, se o soco for alto, você pode simplesmente inclinar sua cabeça para fora do caminho no lugar de mover seu corpo inteiro de uma vez. Se o soco for baixo, você pode puxar seu quadril para trás no lugar de mover seu corpo inteiro. E então, quando você precisar, você move seus pés para tirar seu corpo por inteiro.

Não movendo seu corpo inteiro de uma vez, você pode desviar de mais socos usando menos energia e menos espaço.

Então por exemplo, se seu oponente for jogar uma combinação, você pode se inclinar, então pivotear seu corpo. Então dar um passo, então deslizar, então deslizar novamente, outro pivot, outra inclinada, outra deslizada, outro passo. Você pode alternar de novo e de novo entre pequenos movimentos sutis e passos para sair do seu território o menor possível. Isso vai te ajudar a desviar de mais socos usando menos energia e espaço. Isso também desenvolve suas habilidades em usar ângulos para desviar que ao mesmo tempo criar oportunidades para contra-golpes para você enquanto seu oponente balança e erra de diferentes ângulos enquanto você ainda está no alcance.

Como praticar recuos

Pratique seus recuos sutis fazendo sombra, na manopla, contra um oponente golpeando lento, e então finalmente no sparring. Aprende a ser eficiente em seus movimentos e a usar movimentos cada vez menores. Se não, você vai estar queimando energia e só dando á ele mais espaço e confiança para desferir mais socos em você.

Minha última dica é de manter a presença na frente do seu oponente.

Se você correr e deixar seu território muito fácil, vai ser como se não tivesse nada o impedido de avançar em você. Então, você vai querer manter a presença física na frente dele. Como se seu corpo formasse uma parede imaginária. E mesmo que ele queira avançar em você, ele só vai poder avançar uma polegada por vez. Porque você ainda está ali, virando, deslizando, pivoteando, agachando, desviando e pisando ali. Sim, você está fugindo, mas você ainda está ali! Você não é um fantasma, você é uma massa física ainda segurando seu território.

Você está fugindo mas você ainda está ali!

Por fim, recuar é feito para te ajudar a preservar tempo, espaço, e energia. E assim que você já recuperou seu fôlego, a única forma de manter ele longe de você é lutando de volta. Então faça toda essa fuga e então volte aos socos!

Bons Treinos,

Coach Fagner Lao
Team Art Fighters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solucione o problema abaixo para enviar o seu comentário: *